Saladas para Dieta

Tornar uma bela salada sua refeição principal pode ser muito benéfico para sua dieta, ajudando e muito a diminuir o número de calorias consumidas ao longo do dia. Entretanto é importante deixar claro que se a salada não for bem preparada, pode deixar o organismo carente de importantes nutrientes. Ou até mesmo atrapalhar sua dieta, causando apenas mais fome.

salada – Ganharmassa.com.br Se você optar por substituir uma refeição tradicional (arroz e feijão) por uma salada é importante que a mesma seja completa, ou seja, com vegetais folhosos, legumes e até mesmo pedaços de frango ou peixe. A variedade de cores também é importante, porque aumenta a variedade de nutrientes na refeição. Não se deve incluir alimentos mais calóricos como queijos, batata palha ou torradas, para evitar que a refeição perca o sentido e acabe tendo muitas calorias.

Devemos continuar com a dieta o restante do dia. Só porque diminuímos a quantidade de calorias em uma das refeições, não significa que podemos exagerar na sobremesa ou simplesmente estamos liberados para comer de tudo o restante do dia.

Molho na salada, afinal é saudável?

A maioria das pessoas não comem saladas sem molho. As melhores opções são aqueles baseados em azeite, vinagre ou limão. Na lista de molhos um pouco mais calóricos, mas ainda aceitáveis, podemos encontrar os óleos vegetais. Os grandes vilões das saladas são os molhos industrializados, a base de maionese ou creme de leite que em sua grande maioria possuem muitas calorias e devem ser deixados de lado para não perdermos o sentido light da refeição.

saladas – Ganharmassa.com.br Muita salada enjoa, por esse motivo é fundamental que em todos os dias sejam escolhidas saladas com alimentos bem diversos, tornando o prato bem colorido e nutritivo. Não coma salada apenas de folhas, apesar de possuírem muito poucas calorias, irá prejudicar sua dieta porque sozinhas não possuem o mínimo de nutrientes essenciais para o seu corpo.

Seja cauteloso na escolha dos alimentos

Devemos tomar cuidado com alguns legumes que possuem uma quantidade razoável de calorias como a batata, mandioca e mandioquinha. Também não podemos exagerar na cenoura, pimentão e abobrinha. Enquanto o pepino, berinjela e vagem sejam a grande pedida por não possuírem muitas calorias logo são os alimentos mais aconselháveis.

salada verde – Ganharmassa.com.br Uma salada bem feita teria os seguintes alimentos: alface americana, rúcula, tomate, cenoura ralada e atum. Podendo ter variações no dia seguinte como, trocar o tomate por beterraba e o atum por peito de peru.

Outro fator importante é a higienização dos alimentos, legumes crus são mais benéficos que os cozidos pelo motivo de perderem menos nutrientes durante o processo, porém é fundamental uma higienização completa dos alimentos antes de serem servidos. Caso só coma alimentos cozidos, diminua a quantidade de sal.

É possível seguir um bom tempo substituindo sua refeição principal por saladas, porém é preciso ser criativo e variar constantemente os alimentos da mesma para suprir as necessidades nutricionais do organismo.

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Comentários

Postado por valeria augusta s.t.araujo em 24/08/2009


Postado por flavio em 02/08/2010


Postado por Karine Leite em 25/09/2010


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