Dieta Saudável

Está aí uma palavra que só de ser ouvida arrepia muita gente: dieta! Muitos subentendem por dieta a Idea de passar fome, "cortar" do cardápio a maioria dos alimentos de sua preferência, não sentir prazer em comer ou, ainda, alimentar-se somente de frutas, legumes e verduras.

Dieta Saudável - Ganharmassa.com.br Por definição, segundo o dicionário, dieta é simplesmente a alimentação ou normas alimentares seguidas por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos. Na realidade, todo e qualquer tipo de alimentação constitui uma dieta, sendo ela saudável, balanceada, equilibrada ou não.

O desejo de perder peso rapidamente tem sido responsável pelo surgimento de grande variedade de "caminhos" que levam à magreza, o bem-estar, a felicidade e a beleza em poucas semanas. Como base dessa milagrosa transformação, sempre aparecem dietas de baixíssimo teor calórico e pobre em nutrientes essências para o bom funcionamento do organismo, ou, ainda medicamentos e fitoterápicos que garantem não haver necessidade de mudança alguma na alimentação para a tão sonhada perda de peso acontecer.

Regimes muito radicais, baseados no "corte" de determinados grupos de alimentos do cardápio e na ingestão de uma quantidade muito pequena de calorias, além de colocar em risco a saúde de seus adeptos, provocam perda de massa muscular e líquidos, o que facilita o posterior ganho de peso.

Todos os nutrientes, sem exceção, são importantes para a saúde. Mesmo visando à perda de peso, nenhum grupo alimentar dever proibido, mas reduzido proporcionalmente.

.

O grupo dos carboidratos (pães, massas, cereais, etc.), tão discriminado entre os que buscam o emagrecimentos, não só não é o vilão da alimentação como é essencial para a utilização (ou "queima") de gorduras. Isso porque o principal mecanismo utilizado pelo corpo para "queimar" gorduras só funciona na presença de carboidratos, ou seja, o carboidrato é quem "liga" a máquina de queimar gorduras dentro das células do nosso corpo.

Dietas muito pobres em carboidratos realmente funcionam se o objetivo for a perda rápida de peso, porém, mais do que perder gordura, o indivíduo estará perdendo grande quantidade de massa muscular e de líquidos. Assim, o resultado será maior perda de peso do que de medidas, flacidez acentuada, desidratação, menos força e disposição e facilidade para engordar novamente (o famoso ‘’efeito sanfona).

É consenso entre os especialistas em nutrição que em hipótese alguma devesse responsabilizar um único nutriente ou alimento como causador da obesidade, mas sim o conjunto de comportamentos alimentares associados ao estilo de vida.

Cada indivíduo é único e a sua alimentação deve ser tão individual quanto suas particularidades físicas, clínicas, fisiológicas, hereditárias, psicológicas e sociais.

Devemos mudar a imagem de tortura subentendida na palavra "dieta". Uma dieta adequada, baseada na reeducação alimentar, deve ser encarada como uma meio de se adquirir saúde, beleza, energia, qualidade de vida e longevidade, sem esquecer de que se deve comer com prazer, sempre.

Existem inúmeras dietas diferentes que se tornaram famosas entre os perseguidores da "magreza". Mas como já foi dito anteriormente, a elaboração de uma dieta é extremamente individual, ou seja, uma dieta adequada para uma pessoa pode tanto não ser para outra, quanto até fazer mal, por isso procure um médico especializado antes de você começar a sua dieta, só ele poderá te dizer o que pode e não pode ser consumido.

Autor(a)

ganharmassa.com.br -

Artigos Relacionados

- Ganho de massa feminina

- Creatina Para Ganho de Massa Muscular

- Massagem Desportiva

- Iniciante na musculação

- Perder gordura sem passar fome

Comentários

Postado por gerson pedro da silva em 01/12/2009


Postado por Marcelo Santos em 03/12/2009


Postado por roberta em 25/05/2010


Postado por wiJxooRIruGnNidC em 12/04/2011



Deixe seu comentário - GanharMassa.com.br

Nome:

 

Email:

 

Mensagem: