Carboidratos

Os carboidratos são responsáveis por fornecer a quantidade de energia que nosso corpo precisa para funcionar. Eles são encontrados principalmente em alimentos de origem vegetal, como: frutas, verduras, cereais e grãos. Em alimentos de origem animal, apenas leite e seus derivados possuem quantidade significativas de carboidratos.

Carboidratos, para que servem e suas fontes Carboidratos são divididos em dois grupos: carboidratos simples e complexos. Os carboidratos simples, às vezes chamados simplesmente de açúcar, são a frutose, sacarose e lactose dentre outros. As frutas são as principais fontes de carboidratos simples. Carboidratos complexos também são formados por açúcares, porém possuem cadeias mais complexas, incluem as fibras e os amidos. Grãos, verduras e cereais são as principais fontes de carboidratos complexos.

Carboidratos são a principal fonte de glicose, que é a principal fonte de energia para nossas células e a única fonte de energia para o cérebro e para os glóbulos vermelho. Com exceção das fibras, que não podem ser digeridas, tanto carboidratos simples e complexos são convertidos em glicose. A glicose é usada para fornecer energia para o nosso corpo, ou é armazenada no fígado para uso futuro. Se uma pessoa consome mais calorias do que ela utiliza, uma parte de carboidratos consumidos é armazenada no corpo em forma de gordura. Devido algumas reações no cérebro, consumir carboidratos resulta em um leve efeito tranquilidade, e pode ser benéfico para pessoas com distúrbios ou deprimidas.

Quando for selecionar alimentos ricos em carboidratos para sua dieta, sempre escolhas comidas naturais como frutas e verduras. Evite ao máximo produtos industrializados, como: refrigerantes, doces e açúcares. Essas comidas fornecem poucas (se não nenhuma) vitaminas e outros nutrientes fundamentais para nossa alimentação. Além de que o consume em excesso durante um longo período de tempo pode resultar em doenças como diabetes e hiperglicemia. Esses alimentos industrializados também costumam conter uma alta taxa de gordura atrapalhando ainda mais a sua dieta.

As fibras são uma forma muito importante de carboidratos, embora a maioria delas não é digerida, ela trás importantes benefícios para nossa saúde. Fibras retêm água, o que resulta em fezes mais macias, evitando problemas como hemorróidas. Uma dieta rica em fibras ajuda também a evitar câncer de cólon e outras dezenas de problemas intestinais. Fibras também ajudam a eliminar substancias que normalmente resultariam em produção de colesterol. Ótimo para pessoas que preciso manter o nível de colesterol baixo.

É recomendável que 60% do seu consume calórico diário seja proveniente de carboidratos. Se a maioria deles for de fontes saudáveis de carboidratos complexos, você consegue facilmente alcançar a quantidade diária de mínima de fibras recomendada, que é de 25 gramas.

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Comentários

Postado por GUSTAVO MENGER em 05/09/2009


Postado por DfwxHKGLFClrpswpsp em 12/04/2011


Postado por Reginaldo Vitor de Souza. em 02/05/2011


Postado por Gabriela da silva Almeida em 31/07/2011


Postado por creuza moura filha em 05/09/2011


Postado por Nanny em 15/09/2011


Postado por Deh DDD em 11/04/2012


Postado por Isa em 04/05/2012


Postado por katty wayyt em 18/07/2012



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