Caminhada

A caminhada pode ser considerada sem sombra de dúvidas como o exercício mais democrático que existe. É grátis, praticamente não exige o uso de nenhum equipamento, apenas é claro de um bom par de tênis, e o melhor, virá a ser muito eficiente se o seu objetivo é queimar gordura, melhorar o fôlego e combater diversas doenças.

Se você é iniciante saiba que a primeira coisa que deve fazer antes de sair caminhando por aí é ser consultado e avaliado por um cardiologista e um ortopedista de qualidade que dirão se você está ou não em boas condições para poder começar a caminhar.

Alongando para caminhada - Ganharmassa.com.br Pronto, agora que você já passou por aprovação médica já pode começar a pensar em treinos e futuramente em excelentes resultados. Mas também não vá pensando que agora já pode sair por aí andando e andando sem um mínimo de preparo. Basicamente qualquer tipo de atividade física obedece ao princípio da progressividade, ou seja, sempre começar com exercícios mais moderados e paulatinamente chegar a atingir exercícios mais extenuantes. Como qualquer prática física a caminhada não poderia fugir a essa regra. Ao iniciar a prática da caminhada nós devemos começar devagar e ir aumentando gradualmente o ritmo de duração da caminhada. Um exemplo disto seria o de começar a se exercitar vinte minutos por dia em uma freqüência semanal escolhida pelo praticante e, com o passar do tempo, ir aumentando este ritmo de duração até atingir aproximadamente os sessenta à noventa minutos recomendados pelos diversos especialistas da área para as sessões de marcha. Com isso, percebe-se que os benefícios fisiológicos trazidos pela prática da caminhada são alcançados muito mais facilmente. E é de extrema importância lembrar que nenhuma caminhada deve ser iniciada e/ou finalizada sem o alongamento tanto dos membros inferiores quanto dos superiores, evitando assim o risco de lesões.

Caminhar: Qual o seu objetivo?

Dependendo do objetivo que se queira alcançar com a caminhada é bom você estar atento as dicas:

É muito importante ressaltar que se o objetivo a ser atingido é um de maior gasto calórico, como nas caminhadas que auxiliam as dietas para emagrecimento, sugerimos que o praticante modifique o ritmo de suas passadas naturais no sentido de caminhar com passos mais largos do que costumeiramente realiza. E o ideal é que você combine esses exercícios com uma alimentação equilibrada, pobre em doce e frituras e rica em frutas e legumes.

Agora se o objetivo é de apenas melhorar a qualidade de vida mantendo o condicionamento físico atual não se faz necessária a alteração no ritmo das passadas de quem caminha, contribuindo assim para que você possa exercer a atividade com a maior tranqüilidade e conforto muscular possível.

Existem procedimentos a serem seguidos durante a caminhada?

Sim, existem. Ou você está achando que é só sair por aí e caminhar de qualquer jeito? Nada disso! Existe uma maneira correta de se caminhar.

Tenis correto para Caminhada - Ganharmassa.com.br O ideal é que o praticante dessa atividade física, como já fora dito anteriormente, faça uso de uma bom par de tênis com uma boa meia evitando assim o risco de bolhas nos pés. Além disso:

- Mantenha sua cabeça elevada;

- Mova os ombros naturalmente;

- Movimente os braços de forma natural enquanto caminha rapidamente;

- Mantenha seu queixo paralelo ao chão;

- Mantenha o tronco ereto;

- Mantenha movimentos rítmicos.

Seguindo essas dicas fica mais seguro fazer uma caminhada de qualidade.

Existe melhor horário e melhor local para caminhar?

Em dias ensolarados, dê preferência ao período da manhã até as 10 horas, e à tarde após as 17 horas. Quando se mantém um horário fixo, o organismo se adapta melhor. Até na academia vale ser pontual.

Em relação ao lugar é bom que você evite espaços onde o trânsito é intenso, assim, você faz seu exercício com mais segurança e menos poluição. Seus pulmões agradecem! Lugares bem ventilados e com áreas verdes dão mais prazer. Procure terrenos regulares e de areia batida, pois pistas com muita instabilidade (buracos) podem prejudicar sua pisada e provocar torções e lesões.

Para você não errar

Não é porque a caminhada é um exercício de fácil executamento que você não deve prestar a atenção nesses cuidados:

- Roupa ideal: Faça uso de forros de fácil transpiração, que não aperte a cintura e nem atrapalhe a circulação do sangue.

- Respire direito: Procure estar sempre inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Um erro comum é acabar abrindo a boca na hora errada para levar mais ar para os pulmões quando o exercício aumenta de ritmo. Isso pode ser evitado - basta não acelerar mais do que o habitual.

- Não faça caminhada em jejum: Não faça nunca nenhuma atividade física em jejum. Caso for fazer a caminhada pela manhã e não conseguir comer direito, tome pelo menos uma vitamina. Você precisa de energia para caminhar! Mas atenção, também não vá comer muito antes de caminhar porque isso pode acarretar numa sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.

- Não fique passeando: Encare a caminhada como uma atividade física e não fique andando como se estivesse em um passeio, parando a todo o momento. É necessário ter ritmo.

Enfim, ficou bem claro como que essa atividade física deve ser realizada, mas será que existem benefícios provenientes desse exercício?

Como em qualquer outro exercício existem sim diversos benefícios:

- Por ser uma atividade aeróbia ajuda no controle do peso se você aliar a mesma com uma boa alimentação.

- A caminhada ainda propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.

- Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna. Por isso é importante ficar atento para a forma correta de se caminhar.

- A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e conseqüentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.

- Depois que a caminhada torna-se um hábito, você se diverte praticando-a, além de poder fazer novas amizades “de caminhada” e faz você se sentir mais relaxado e mais animado para as outras tarefas da sua vida.

Gasto calórico médio

- De 200 a 400 kcal/hora

Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

Está esperando o que? Corra já pra um profissional qualificado e veja se está apto para começar essa nova (e maravilhosa) atividade física.

Autor(a)

ganharmassa.com.br -

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Comentários

Postado por livia spencer em 25/02/2011


Postado por keyte em 11/03/2011


Postado por Nádia Monteiro em 18/03/2011


Postado por CBHcyGjFdvTOQ em 13/04/2011


Postado por Gessyca em 05/05/2011


Postado por António Martins em 05/09/2011


Postado por Leude em 14/02/2012


Postado por Elaine em 25/10/2012


Postado por Juliana em 08/05/2013


Postado por luciene em 29/09/2013



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